sexta-feira, 9 de março de 2012

TULIPA


         Nesta semana as primeiras flores de tulipa começaram a abrir.


Os bolbos plantados de novo no outono estão mais adiantados do que os que ficaram na terra de um ano para o outro.

Os novos bolbos que se queriam a florir à entrada da primavera, foram plantados no outono, a partir do mês de outubro e até meados de dezembro em locais soalheiros. A terra arenosa foi cavada para se tornar tão solta e arejada quanto possível. Não deve ficar demasiado húmida.


Os bolbos foram colocados a uma profundidade de cerca de três vezes a altura contada do nível superior do bolbo até á superfície da terra. Nesta altura agradecem um toque de fertilizante N. P. K. na proporção 5-10-5. No mercado há adubos próprios para bolbos.

Estivemos sem telefone durante os dois últimos dias o que explica que nada tenhamos acrescentado de novo ao blogue. As nossas desculpas.
As fotos foram tiradas durante a semana, no jardim.

terça-feira, 6 de março de 2012

ROSAS


  ÍCARO

  A minha Dor, vesti-a de brocado,
  Fi-la cantar um choro em melopeia,
  Ergui-lhe um trono de oiro imaculado,
  Ajoelhei de mãos postas e adorei-a.

  Por longo tempo, assim fiquei prostrado,
  Moendo os joelhos sobre lodo e areia.
  E as multidões desceram do povoado,
  Que a minha dor cantava de sereia...

  Depois, ruflaram alto asas de agoiro!
  Um silêncio gelou em derredor...
  E eu levantei a face, a tremer todo:

  Jesus! ruíra em cinza o trono de oiro!
  E, misérrima e nua, a minha Dor
  Ajoelhara a meu lado sobre o lodo.


  José Régio
(Poemas de Deus e do Diabo)

segunda-feira, 5 de março de 2012

NARCISSUS (NARCISO, brancos)


Publiquei há dias as fotos dos narcisos amarelos e prometi voltar quando os brancos florissem. Pois cá estão os nossos narcisos brancos do ano!
Estas plantas estão situadas numa zona em que só recebem os raios directos do sol pela tarde. Daí, talvez, o florirem mais tarde.
Tal como os amarelos não florescem em simultâneo o que permite gozar mais tempo da sua estimulante companhia.
Os aguaceiros de sábado há muito esperados fizeram tombar em parte estas belas hastes floridas. Mas aparentemente irão recuperar pois estão ainda muito frescas e vigorosas. Que tal? Não ficam a dever nada aos amarelos. E em perfume claramente os ultrapassam.



Senão, comparem-se!

Fotos de 3 de Março, no jardim.

domingo, 4 de março de 2012

ROSMARINUS OFFICINALIS (ALECRIM)


Os nossos pés de alecrim nunca estiveram tão vistosos como agora. Talvez lhes tenham convido a pouca água deste inverno...quem sabe? Há anos em que definham e deixam ver muitos ramos secos, atingidos pela geada no inverno. E no verão...será que regamos em excesso? Não esquecer que é uma planta mediterrânica.


As flores estão muito mais desenvolvidas do que é habitual embora, não tenham o perfume do Estio. Planta mais simples de cultivar do que o alecrim? Há aqui na aldeia e no que foi o jardim de uma das casas abandonadas já há anos, enormes pés de alecrim com cerca de 1,70 metros de altura, tão frondosos e floridos, que nesta altura nenhuns há que se lhes igualem. Cuidados?: zero!


O azul claro das pétalas, raiado de branco, sugere a cor do mar na rebentação. Rosmarinus, para o antigo povo de Roma, era o mesmo que orvalho do mar. Hoje, os seus herdeiros poderão dizer, com a nossa aprovação: bene trovato!
Fotos de 1 de Março de 2012, no jardim.

sábado, 3 de março de 2012

MAHONIA (MAÓNIA)


A maónia é um belo arbusto decorativo de crescimento muito rápido. Há cerca de uma semana começou a florir.


Gosto especialmente dela nesta fase. Também é bonita na fase da frutificação.


Este arbusto requer atenção para controlar o crescimento desmedido em altura. A nossa maónia ultrapassou os 2 metros! Por estes dias, após a floração total ou no máximo no início da primavera vou reduzir os lançamentos verticais e de ramos laterais muito desenvolvidos. Seguramente, novos rebentos surgirão desses caules.


Mas o crescimento mais difícil de controlar é o dos novos rebentos ao nível do solo que se estendem por mais de meio metro a partir dos troncos. Não pretendo mais do que meia dúzia de troncos bem fortes. Nessa altura tenho de estar munido de umas boas luvas pois as folhas parecem verdadeiras serras. E aí uso quer a enxada quer a tesoura e, às vezes, o serrote... Aquando da floração plena  e da sequente poda, voltarei à maónia.

Fotos do dia 1 de Março, no jardim.

sexta-feira, 2 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

MATTHIOLA INCANA (GOIVEIRO)


Nas minhas recordações mais antigas a flor dos goivos está associada ao Domingo de Ramos. Na composição da cruz de flores ou dos ramos e sob a base do alecrim, nunca faltavam os goivos. Nada mais adequado pela cor e pela fragrância  das flores e também pelo verde-acinzentado das folhas para celebrar a entrada do Senhor em Jerusalém, dias antes da Paixão. Mas, pelo calendário litúrgico, ainda falta um mês para o Domingo de Ramos.


No jardim os goiveiros começam a florir. Nos jardins de alguns vizinhos já aparecem goiveiros em floração plena. Estão, pois, uns e outros muito adiantados.


Note-se como no lento processo da abertura do botão surge, a certa altura, uma tonalidade do amarelo antes de virarem para o roxo.


Por ora fica a surpresa desta dádiva. E a beleza do despontar das flores antes do esplendor da floração plena. Voltaremos aos goiveiros nessa fase.