Mais comum no noroeste português, encontra-se nos solos frescos de matas e orlas dos bosques entre março e setembro.
O povo das aldeias usava-a para eliminar as verrugas das mãos. Resta saber se existiria relação de causa-efeito naqueles casos em que a verruga efectivamente desaparecia após a aplicação do seu suco.
Uma coisa é certa: estas plantas não são inofensivas se aplicadas sobre a pele ou ingeridas.
Mas que são muito belas e sofisticadas, é indiscutível. Não acham?
Fotos da primeira quinzena de setembro, na orla duma mata no Minho.