quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SONCHUS OLERACEUS (SERRALHA)


Quem não conhece a serralha? É uma herbácea, espontânea e invasiva. O seu porte é médio a pequeno. O caule é quadrangular, oco por dentro e quebradiço. Quando quebrado larga um líquido branco, leitoso.


Produz inflorescências amarelas nos caules terminais.


Esta era a planta escolhida para alimentar os coelhos. Eram cortadas isentas de humidade, com a ponta do foicinho. E, em tempos mais recuados, com a fome, as folhas e talos também foram utilizadas para a alimentação humana.


As folhas são recortadas, serruladas e um pouco espinhosas. Os frutos-semente apresentam numa das extremidades uma coroa de pelos brancos e sedosos. O vento encarrega-se de espalhar as sementes que são mais viáveis em terrenos férteis.  


Fotos de 2 de dezembro de 2011, tiradas na horta.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

LINARIA SPARTEA (ANSARINA-DOS-CAMPOS)


Mais uma planta selvagem no quintal e que maravilha. Não fora a cor entre o amarelo-canário e um amarelo-limão e a forma especial das flores com o seu esporão em riste e passaria despercebida. O conhecimento sempre requer atenção.


A inflorescência forma um cacho pendurado no termo do mais frágil dos caules.


É uma herbácea anual, com caules levantados, folhas longas, toda ela aparentando ser muito frágil mas, na verdade, é bem resistente. Este ano escolheu especialmente os talhões onde foram cultivadas as batatas. Mas parece gostar do solo arenoso do quintal mesmo o que tem permanecido inculto.


O fruto é uma cápsula com sementes negras.


Na Biorede diz-se florir entre junho e setembro mas em dezembro, aqui na horta, continua em flor. As fotos são do final do mês anterior, tiradas na horta.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CAPSELLA BURSA-PASTORIS (BOLSA-DE-PASTOR)


Em dezembro ainda são abundantes na horta. Tratam-se das bolsas-de-pastor, uma humilde herbácea anual muito comum nos campos


Rente ao solo as folhas formam uma roseta mas é pela forma extravagante das cápsulas que melhor as identifico.


As flores são muito pequenas, brancas, de quatro pétalas armadas em cacho e resolvem-se em frutos em forma de bolsa ou coração, primeiro de cor verde e finalmente castanhos.


Esses frutos guardam imensas sementes. Quando a cápsula abre de madura, solta as sementes que se disseminam pelo solo.


Enquanto infestantes as bolsas-de-pastor não me incomodam nada. Só dou verdadeiramente  por elas a partir do fim das colheitas, entre os restolhos. E creio que a sua presença não traz nenhum prejuízo especial.

domingo, 4 de dezembro de 2011

FRAGARIA (MORANGUEIROS) EM DEZEMBRO)


Em anos anteriores vinha fazendo as novas plantações de morangueiros em novembro e tive bons resultados. Também aqui o ano corrente se mostra estranho pois nesta altura as folhas dos morangueiros ainda se mostram verdes, salvo o natural declínio das folhas mais velhas.

Continuam a dar flor que me parecem de maior diâmetro do que as do verão.


Claro que os frutos não amadurecem e a maior parte é atacada pela botrites ou podridão. Estou assim a adiar a transplantação para não ter de ferir a planta com o corte de tantas folhas verdes. E não será tarde pois dezembro costuma ser bom mês para esse trabalho para a maioria dos pequenos cultivadores amadores, como eu.
Estas fotografias são do dia 1 de dezembro de 2011, na horta.

sábado, 3 de dezembro de 2011

CAPSICUM (Piripiri, pimentão, malagueta)


Estas malaguetas africanas são notáveis. Pelo tamanho, pelo picante, pela beleza das flores e ... estão também entrando por dezembro adentro ainda a produzir.


As fotos foram tiradas em 1 de dezembro de 2011, na horta.


Alguns frutos ainda em verde,


outras com estes tons avermelhados,


uns mais adiantados, outros menos. Claro que vindo uma geada a sério, não resistem. Não consumimos assim tantas malaguetas, mas são tão bonitas e não dão demasiado trabalho a cultivar!


Fruto maduro. Comprimento: 13 cm.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CHRYSANTHEMUM (CRISÂNTEMO), a FLOR EM DEZEMBRO


Não se pode dizer que entre 1 de novembro e 1 de dezembro não tenha chovido e chovido forte.


E estes crisântemos estão ao ar livre, sem qualquer espécie de cobertura ou abrigo.


Noutros anos e por esta altura as chuvas e  ventos já os teriam derrubado e as flores estariam bem murchas.


Neste início de dezembro estão como se vê. É certo que desta vez dediquei maior cuidado com os crisântemos. Limpei, podei, apoiei. Por volta do dia 1 de novembro o processo de desenvolvimento da floração parecia estar atrasado a ponto de poderem ser utilizados no Dia de Todos os Santos. 


Mas serviram muito bem nesse dia e ainda estão a ser usados nos arranjos florais para casa.


Não há dois anos iguais.



Claro que as flores já não estão no auge. Mas, creio que ainda merecem ser mostradas.


As fotos foram tiradas ontem, dia 1 de dezembro de 2011, na horta e no jardim.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SOLANUM NIGRUM (ERVA-MOIRA, TOMATEIRO-BRAVO, MATA-CAVALO)


Herbácea muito comum até nos campos cultivados e altamente tóxica e mesmo letal, se ingerida. Muita atenção às crianças. O gado também lhe é vulnerável. 


Parece que a toxicidade é uma defesa da planta relativamente a predadores.

E será igualmente eficaz para todos?

Mas lá que tem predadores que parecem indiferentes à sua capacidade dissuasora, é manifesto como se vê na foto. Resistirão ou pagarão o preço da sua audácia?


No quintal aparece muitas vezes separada doutras ervas. Também pelos frutos redondos, primeiro verdes, depois negros, distingue-se facilmente de qualquer outra. Curiosamente esta planta é da família da batateira e semelhante também ao tomateiro. De acordo com a Flora Digital de Portugal, floresce entre março e setembro. Porém, na horta, no início de dezembro continua próspera! Creio que aqui floresce todo o ano.