Esta é também uma dispensável presença na horta. Este ano queimei algumas mas isso nenhuma expressão terá, estou certo, na quantidade de plantas que no próximo ano regressarão por certo. Como se vê, cada uma dá uma quantidade incrível de sementes.
Arrancam-se bem á mão, excepto quando começam a desvanecer. Geralmente não estão sós. Onde há uma, há dúzias. A sua presença indica que naquela área o solo é fértil e com grande quantidade de matéria orgânica.
Como é natural, há muitíssimas variedades de amarantos. Eles começaram a surgir há anos no jardim e na variedade "gangeticus", trazidos pelos pássaros ou pelo vento. Desconhecendo os inconvenientes da planta e agradados pelas bonitas flores, recebemo-las o melhor possível. Entretanto alguém mais avisado nos preveniu do potencial perigo de invasão. A princípio nem queria acreditar. Mas quando vi como se multiplicavam de ano para ano não obstante a "caça" que passámos a fazer-lhe, soube como era difícil erradicá-las. Por vezes ainda nasce uma dessas plantas no jardim ou nas imediações. Mas como já as identificamos facilmente, logo as arrancamos.


