segunda-feira, 22 de setembro de 2014

AMARYLLIS BELLADONNA (BELADONA-FALSA, JERSEY LILY)


Ainda o mês de Agosto não chegara ao fim e, surpresa, eis a beladona-falsa em botão. Não tardaria a abrir em flor. Um estremecimento: o verão está a chegar ao fim ou será que a floração se antecipou?


Entrados em Setembro, as temperaturas do ar descem mas são ainda muito agradáveis, as chuvas dão um ar da sua graça.  A floração irá acompanhar o novo mês. Talvez por isso, ou porque continuaremos por mais algum tempo a vê-la despida de folhas, a associamos a Setembro e nos deixemos surpreender por ela em Agosto, um mês exuberante.  


A maneira simples de quebrar a imagem de solidão dada pelas silhuetas de hastes relativamente altas, sem folhas (elas virão a surgir mais tarde) e com uma bela inflorescência rosada no ápice, é plantar juntamente três ou quatro beladonas. Pela foto se fará ideia do possível efeito. 

2 comentários:

  1. São bem bonitas! Ainda hoje admirei um jardim, que estava vestido de cor de rosa da beladona :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Demorar o olhar, compensa. Porque o mais subtil da beleza não se deixa apreender a uma primeira visada. É preciso
    aprender a olhar, deixando-nos tocar pelas formas e cores vivas que se nos oferecem espontâneamente. Temos muito a aprender com a infinita paciência da natureza. Fico contente por ver que a Catarina sabe olhar. Por aqui, iremos continuar, tentando acolher a beleza do mundo vegetal.
    Muito obrigado pelo cumprimento. Saúde!

    ResponderEliminar